Terriers

Yorkshire-Terrier

TERRIERS

Os Terriers pertencem ao Grupo 3 segundo a FCI – Federação Cinológica Internacional.

Estas raças existem em Inglaterra há milhares de anos, pois já os historiadores romanos deram-nos a conhecer esta raça, principalmente os cães de pequeno tamanho que os nativos utilizavam para a caça. Tinham o melhor tamanho para entrarem nas tocas dos animais, embora a sua pelagem não fosse suficientemente uniforme para serem seleccionados em concursos.
O seu nome provém do latim “terra”, que faz a alusão à habilidade que têm em perseguir as suas presas até às madrigueiras debaixo da terra. Este trabalho tão duro e especializado marcou de uma forma definitiva a estrutura morfológica e o perfil destes cães. São pequenos e têm um pêlo muito forte que os protege dos obstáculos exteriores, como as pedras e a vegetação, assim como das mordidas das presas. O Terrier tem um comportamento que mistura uma certa ousadia e inteligência, características que lhes valeu o reconhecimento universal.

Entre as várias raças que compõem este grupo, existem aquelas mais populares como o Fox Terrier ou o tão apreciado Yorshire Terrier. Os terriers são cães muito hierárquicos e basta invadirmos o seu território para começarem a roncar e, de seguida, morder. O Terrier enfrenta sempre o seu inimigo. Encontram-se sempre alerta e observam-se nestes exemplares características de coragem e espírito desportivo.

Este grupo caracteriza-se pelo seu faro apurado, são excelentes cães de caça pois têm bastante facilidade em perseguir e localizar as peças de caça, demonstrando uma enorme coragem no confronto, já que normalmente estas, ao verem. I se encurraladas reagem com alguma agressividade. Algumas raças Terrier ladram mais e são mais comunicativas do que outras; regra geral a maioria dos Terrier tem muito que dizer e insistem muitas vezes em serem ouvidos pelos seus donos.

Vejamos as raças de Terrier que se enquandram neste Grupo 🙂 clique no link e conheça a origem, personalidade e caracteristicas de cada uma delas :

Airedale Terrier

American Staffordshire Terrier

Bedlington Terrier

Border Terrier

Bull Terrier

Cairn Terrier

Cesky Terrier

Dandie Dinmont Terrier

Fox Terrier Pêlo Duro

Fox Terrier Pêlo Liso

Irish Soft Coated Wheaten Terrier

Jack Russell Terrier

Kerry Blue Terrier

Lakeland Terrier

Norfolk Terrier

Norwich Terrier

Parson Russell Terrier

Scottish Terrier

Sealyham Terrier

Silky Terrier Australiano

Skye Terrier

Staffordshire Bull Terrier

Terrier Alemão de Caça Jagd

Terrier Australiano

Terrier Brasileiro

Terrier Irlandês de Glen do Imaal

Welsh Terrier

West Highland White Terrier

Yorkshire

Cairn-terrier1