Spitz e Cães Tipo Primitivo

Samoieda

Spitz e Cães Tipo Primitivo

Os Spitz e os Cães Tipo Primitivo pertencem ao grupo 5 segundo a FCI – Federação Cinológica Internacional.

São Cães que possuem uma constituição robusta e são acostumados desde sempre a fazer grandes esforços em condições climáticas adversas e a temperaturas glaciares, embora estejam adaptados ao nosso clima e latitude. São muito apreciados pela beleza da sua pelagem.

Estas raças foram “modeladas” pelo meio natural pois já contam com centenas de anos de existência.
Apesar de tudo, na Europa é muito recente, tendo-se introduzido no final do século XIX e início do século XX., coincidindo com as grandes explorações das regiões do Árctico e do Antárctico. Hoje são conhecidos como cães de trenó, pois foi neste trabalho, no transporte de pessoas e mercadorias, onde mais se destacaram. São exemplares belicosos e vivem preferencialmente em matilha, pois tem um sentido muito vincado de hierarquia. Acompanham há muitos séculos os povos esquimós e outras tribos nómadas
(nórdicas) que sem a ajuda destes cães não conseguiam sobreviver.
No seu meio natural cumpriram várias missões, como cães de trenó e de transporte de mercadorias; como cães pastor, eram responsáveis pelas manadas de renas na Lapónia; como cães caçadores, gostavam de perseguir o alce e, como cães de companhia, os Samoyedos viviam em tendas de campanha dos seus donos.
São cães que não espantam a caça, são muito silenciosos e quase nunca se perdem, pois encontram sempre o caminho mesmo nas piores condições ambientais.

As raças que fazem parte deste Grupo 5 são as abaixo mencionadas 🙂 Clique em cada raça e fique a saber suas origens, caracteristicas e personalidade :

Akita

Akita Americano

Basenji

Cão Pelado Mexicano

Cão Pelado Peruano

Chow-Chow Pêlo Curto

Chow-Chow Pêlo Longo

Cirneco do Etna

Elkhound Norueguês Cinza

Hokkaido

Husky Siberiano

Ibizan Hound

Malamute do Alasca

Nordic Spitz

Pharaoh Hound

Podengo Canário

Podengo Português

Samoieda

Shiba

Spitz Alemão Anão

Spitz Filandês

Spitz Japonês Anão

Volpino Italiano

chow-chow