Pinscher, Schnauzer, Molossoides, Cães de Montanha e Boieiros suiços

terra_nova_raca_

Pinscher, Schnauzer, Molossoides, Cães de Montanha e Boieiros suiços

Os Cães Pinscher,  Scnauzer, os Molossoides, os Cães de Montanha e os Boeiros Suiços são raças que pertencem ao grupo 2 segundo a FCI ( Federação Cinológica Internacional ) .

Os Pinscher e os Schnauzer são raças que reagem activamente perante situações que não consideram normais. Alguns chegaram a adquirir uma fama negativa de animais assassinos como é o caso do Dobermann, uma situação verdadeiramente injusta. Estes cães tem uma função imprescindível isto é, alarmar. O ladrar de um cão é uma arma dissuasória muito convincente, pois poucos seres humanos se atrevem a enfrentar um cão, pelo que supõe um sinal de aviso magnífico.

Os cães deste grupo são verdadeiros atletas, animais fogosos e de viva inteligência. Ainda assim, podemos acrescentar a estas características o seu forte carácter mas ao mesmo tempo maleável combativo e com uma predisposição natural para o trabalho e à aprendizagem (que sempre realizam com alegria). Todas estas qualidades levaram a ter bastante êxito e ser colocado em lugares de honra no trabalho desportivo assim como nos concursos de adestramento.

Nos Cães Molossóides  são incorporados as diferentes raças de cães de tamanho grande que existiam no Peloponeso e nos Balcãs, mas provém da cidade de Molosia, da região de Epiro. É normalmente atribuída aos Fenícios toda a difusão destes cães ao longo da Bacia do Mediterrâneo.
Hoje em dia é possível encontrar raças tão prestigiadas como o Mastiff Inglês, o Boxer, o Mastim Napolitano entre os molossóides de presa; e o Terranova, o São Bernardo ou o Mastim do Tibet entre os cães de montanha.
Estes grandes cães foram utilizados nas guerras como armas terríveis para atingir a cavalaria inimiga. Cobertos com armaduras de couro cravejadas com picos afiados, enfrentavam os cavalos inimigos, aos quais faziam profundas feridas no ventre. Os cães molossóides foram sempre utilizados como cães de guerra; por exemplo, a cidade corsária de Sant-Malo era defendida e guardada por Dogues que impediam a entrada de tropas reais durante as corridas delituosas dos seus moradores.

Os molossóides são cães equilibrados, extremamente dóceis e afectuosos com o seu dono, constituindo um dos grupos caninos mais vistosos pelo seu gigantesco tamanho.
São animais dotados de patas grossas, grandes cabeças, lábios suspensos e um peso que pode alcançar e ultrapassar os 100 quilos, características estas que impedem que passem despercebidos onde quer que se encontrem.

Na categoria dos Boeiros Suiços formam parte desta secção quatro raças: o Bouvier Bernoir, o Bouvier d’ Appenzell o Bouvier de Entlebuch e o Grand Bouvier Suisse.

Clique no nome de cada uma das raças e  veja as suas origens, comportamento e caracteristicas:

Affenpinsher

Bernese Mountain Dog

Boieiro de Entlebuch

Boxer

Bretão Espanhol

Bulldog Inglês

Bull Mastiff

Cane Corso

Cão da Serra da Estrela

Cão de Castro Laboreiro

Cão Fila de São Miguel

Cimarrôn Uruguayo

Dobermann

Dogo Argentino

Dogo Canário

Dogue Alemão

Dogue de Bordeaux

Fila Brasileiro

Leonberger

Mastiff

Mastino Napoletano

Pastor da Ásia Central

Pinsher Miniatura

Rafeiro do Alentejo

Rottweiler

São Bernardo

Schnauzer

Schnauzer Gigante

Schnauzer Miniatura

Shar-Pei

Smoushond Holandês

Terra Nova

Terrier Preto da Rússia

Tosa Inu

bernese-mountain-puppy