Komondor

 Origem: Hungriakomondor


Tamanho: Médio


Área de criação: Grande


Temperamento: Equilibrado


Atividade física: Moderada

Utilização: guarda e defesa.

Tamanho: mínimo de 70 cm para machos e 65 cm para fêmeas.

Peso: 50 a 60 quilos para machos e 40 a 50 quilos para fêmeas.

Aspectos gerais: é um cão de porte grande, de ossatura forte e bem musculoso, denotando força e dignidade com conduta corajosa. O nariz é preto e as orelhas possuem tamanho médio.

Pelagem: sua pelagem é incomum, densa e protetora, com pelos longos, encaracolados na forma de cordas. O subpelo é denso, lanoso e macio como nos filhotes. A cor da pele deve ser cinza, sendo tolerável a rosada e o pelo é branco. Uma pequena quantidade de creme ou sombreamento camurça é visto em filhotes, mas costuma desaparecer com a maturidade. A pelagem leva dois anos para ficar encordoada.

Longevidade: 12 a 13 anos.

Temperamento: é fiel, companheiro, mas desconfiado com estranhos.

O Aftscharka, cão que os Hunos encontraram ao passar pela Rússia, são os ancestrais do antigo Komondor, que teve sua origem na Hungria. E mesmo sem se preocuparem com pedigree, os húngaros preservaram exemplares puros por mais de mil anos, já que só permitiam cruzamentos entre Komondors. No trabalho, ele se destaca pela atenção e coragem ao acompanhar e proteger o gado, embora dificilmente exerça a tarefa de recolher o rebanho. De porte grande, o Komondor é fiel, amável e protetor com o dono e a família, mas demonstra desconfiança com estranhos.

Padrão da Raça Komondor

 

 
 
Fonte : anuariocaes.com.br

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *