Cão D’água Português

Origem: Portugalcao agua portugues

Tamanho: Médio

Área de criação: Grande

Temperamento: Dócil

Atividade física: Moderada

O Cão d’Água Português é um cão muito utilizado como ajudante dos pescadores, para os quais puxava as redes de pesca. Excelente nadador e mergulhador, era utilizado na função de ‘retriever’, ou recuperador. 

Na década de 60, sofreu grande baixa em sua população, chegando ao ano de 1960 com apenas cerca de 50 exemplares. Hoje em dia é mais utilizado como cão de alarme e companhia. 

Na década de 70, o Guiness Book, atribui-lhe o título da raça canina mais rara do mundo. Felizmente, criadores de várias partes de Portugal empreenderam um grande esforço e salvaram a raça da extinção.

No que diz respeito á sua pelagem,todo o seu corpo encontra-se abundantemente revestido de pêlos resistentes, sem subpelo.

Há duas variedades de pêlos: uma longa e ondulada e outra mais curta e encaracolada. A primeira é ligeiramente lanosa e brilhante, a última é densa, sem brilho e forma cachos cilíndricos compactos. Com excepção das axilas e virilhas, os pêlos distribuem-se por igual em todo o corpo. Na cabeça tomam o aspecto de tufos, na pelagem ondulada, e encaracolada na outra variedade. O pelo das orelhas é mais longo na variedade de pelo longo e ondulado. A pelagem é preta ou castanha em suas várias tonalidades, ou branco sólido. Em pelagens pretas ou castanhas, o branco é aceite nos seguintes locais: focinho, topete, pescoço, antepeito, abdômen, ponta da cauda e parte inferior dos membros, abaixo dos cotovelos e jarretes. A pelagem branca deve existir sem albinismo, consequentemente, a trufa, as bordas palpebrais e o interior da boca devem ser pigmentadas de preto, ou de castanho em cães castanhos. 

cao agua portugues2O pêlo é tosado no quarto traseiro, até quase à ponta da cauda, ficando uma pluma característica. Esta raça tem ainda a particularidade de possuir uma membrana interdigital muito desenvolvida que lhes permite uma melhor adaptação ao meio aquático e assim nadar melhor. Supõe-se que seja um dos ancestrais do Poodle.

É um cão de porte médio (altura 43-57cm e peso 16-25Kg), de constituição robusta e ágil. Apesar de ser utilizado principalmente para a função de companhia e como cão de exposição, em diversos locais como Portugal e Estados Unidos, amantes da raça realizam provas práticas que testam a aptidão deles à sua função original.

A sua longevidade varia entre 12 a 14 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes : anuariocaes.com.br / dogtimes.com.br

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *