Cães D’Agua, Levantadores e Retrievers

goldenretriever-babies

 

Cães D’Agua, Levantadores e Retrievers

Os Cães D’Agua, Levantadores e Retrievers pertencem ao grupo 8 . Este é o grupo das raças de cobro que inclui quase exclusivamente raças inglesas, e poderá ser dividido em 3 secções:

Secção 1 – Cães Cobradores

É o exemplo do Labrador Retriever  A sua origem remonta à, Ilha da Terranova onde os antepassados da raça eram utilizados pela marinha mercante para ir recuperar mercadorias e para levar o cabos até aos pontais dos portos. Estes cães foram submetidos a uma criação selectiva para poderem melhorar as suas qualidades cinegéticas, sobretudo as relacionadas com o cobro e a recuperação da caça. Foi apenas reconhecida pelo Kennel Club em 1904. Com um carácter bondoso e obediente, reconhece-se a sua facilidade no adestramento. Uma outra raça muito conhecida é o Golden Retriever, embora haja pouco consenso sobre o seu desenvolvimento, a raça terá surgido do cruzamento de outras raças, do Tweed Water SpanieL do Newfondland pequeno, do Setter Irlandês e dos Spaniels de Agua. É uma raça que impressiona com a sua simpatia e a habilidade para a caça, uma forte razão que fez com que a sua popularidade nunca tivesse decaído.

 

Secção 2 – Cães Levantadores de Caça

O mais conhecido é o Cocker Spaniel. É possivelmente o mais pequeno deste grupo e um dos mais populares e que muitas pessoas optaram por ter como animal de companhia.

A raça descende do Cocker Inglês que foi levado para os Estados Unidos pelos emigrantes ingleses. Também muito famoso é o Springer Spaniel Inglês, que foi criado em Inglaterra com o propósito de levantar as presas para o seu dono. E um verdadeiro desportista que gosta bastante das actividades ao ar livre.

 

Secção 3 – Cães de Água

Aqui claramente destacamos o nosso Cão de Agua, uma raça europeia muito antiga que começa cada vez mais a ganhar novos adeptos. Há muitos poucos dados sobre a origem do cão de água. Num livro sagrado da antiga Pérsia menciona-se a – existência de um cão de água que está – representado em frescos egípcios, sendo possível que tenha chegado à Península ibérica através do Norte de África, aquando da expansão do Islão. Também não se sabe muito sobre a sua história recente. A raça fez a sua aparição na Canicultura em 1939. O seu estalão foi revisto por quatro vezes por questões de pormenor (a última redacção foi em 1976). A relação que estabelece com as pessoas é muito boa, especialmente com as crianças a quem se dedica com muita particularidade. É um animal muito activo, sempre alerta e obediente.

 

Clique no link de cada uma das raças deste grupo, de modo a conhecer suas origens, caracteristicas e personalidade 🙂

 

Cão D´água Espanhol

Cão D´ água Português

Chesapeake Bay Retriever

Clumber Spaniel

Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Inglês

Flat Coated Retriever

Golden Retriever

Labrador Retriever

Lagotto Romagnolo

Springer Spaniel Inglês

Welsh Springer Spaniel

Wettwehoun ou Cão D´água Frisado

 

cao agua portugues1