Bulldog Francês

Origem: FrançaBulldog frances2

Tamanho: Pequeno

Área de criação: Pequena

Temperamento: Equilibrado

Atividade física: Moderada

 

A origem do Bulldog Francês é bastante controversa e a explicação varia de acordo com a ´nacionalidade´ do historiador. Assim, os historiadores franceses, sustentam que o Bulldogue Francês é uma raça desenvolvida no pais, fruto do acasalamento de diversas raças francesas, sucessivamente selecionadas até chegar ao Bulldog Francês que conhecemos hoje.

Os ingleses, por seu lado, sustentam que o Bulldog Francês é descendente direto do bulldog inglês, que teria sido disseminado no país vizinho e que teria sido selecionado a partir dos menores exemplares dos Bulldogs ingleses posteriormente acasalados com Pugs ou Boston Terriers.

De qualquer forma, parece certo que o Bulldogue Inglês, o Boston Terrier e o Pug tenham sido utilizados em momentos distintos para que os criadores obtivessem o atual Bulldog Francês.

Bulldog frances

Ao contrário da sua situação atual de cão de luxo, o Bulldog Francês foi, num primeiro momento, muito identificado com as classes mais populares da sociedade francesa. É fato inconteste que, enquanto as lutas de cães não foram proibidas na França, os Bulldogs Franceses eram os cães de luta dos açougueiros e ajudantes do matadouro de ´La Villete´ e companhia constante das ´damas da noite´ francesas. O sucesso foi tão grande que o Bulldog Francês foi retratado por Touluse-Lautrec na sua obra `Le Marchand de Marrons´

No entanto, a sua carreira oficial como raça, pode ser delimitada a partir de 1880, quando foi fundada a primeira associação de criadores, que se reunia semanalmente para discutir os melhores exemplares e como aprimorar a raça.

Em 1885, inicia-se o processo de registro provisório da raça. Nos Estados Unidos, o Bulldog Francês surge pela primeira vez em 1896, quando participa como estreiante da exposição do  Westminster Kennel Club em Nova York. 

Apesar da raça ser atribuída à França, o primeiro padrão oficial em que determinava o formato de morcego das orelhas, tamanho e peso do cão foi sistematizado pelo French Bull Dog Club of America, o primeiro clube oficial da raça.

Além de seu aspecto exótico, devido às suas ´orelhas de morcegos´ eretas, o Bulldog Francês ganhou grande espaço e popularidade pelo seu temperamento amistoso e companheiro.

O Bulldog Francês é um cão de companhia por excelência. Além do seu tamanho facilitar a sua adaptação a pequenos espaços, podendo viver tranquilamente em apartamentos pequenos ou casas sem quintais, são cães que desenvolvem uma profunda devoção aos donos, a quem não perdem de vista.

De maneira geral são muito alegres e brincalhões, gostam de passeios, mas não precisam de uma grande maratona de exercícios para se manterem em forma. Costumam adaptar-se bem a casas com crianças, desde que essas não sejam demasiadamente brutas nas suas brincadeiras, mas não são cães que se adaptam à solidão.

Assim como o seu parente inglês, o Bulldog Francês é uma raça difícil de se reproduzir. Apesar de serem inúmeros os casos de partos naturais, é muito comum a necessidade de uma cesariana para promover o nascimento dos filhotes com segurança, devido ao formato e tamanho da cabeça do cão.

Bulldog frances1

O filhote deve ser educado desde cedo para que possa desenvolver-se adequadamente. Deve-se tomar especial atenção à questão da socialização do cão.

Deve-se evitar que o filhote pule grandes alturas para que o impacto não prejudique as suas articulações ainda em formação.

Em termos de aspetos gerais o Buldog Francês é de pequeno porte, de estrutura compacta, sólida ossatura e bem musculado.

É possante para o tamanho, atarracado em suas proporções, de focinho curto e trufa achatada, de orelhas empinadas, aberta na base e arredondadas e a cauda é naturalmente curta.

O Bulldog Francês tem o pêlo curto e liso, o que facilita muito em termos de manutenção.

São muitas as cores aceites para a raça. Mosqueado, branco, castanho-claro ou branco e mosqueado são os preferíveis. O castanho-escuro, o preto e castanho-claro, ou o preto e branco, é aceitável. No entanto, não é aceite o cão totalmente preto.

A sua longevidade varia entre 11 a 12 anos.

Pesa entre 8 a 14 quilos e tem cerca de 30 cm de comprimento.

De maneira geral, são cães muito robustos e saudáveis. No entanto alguns cuidados devem ser tomados de modo a garantir que se desenvolvam corretamente. O primeiro cuidado especial é jamais expor o Bulldog Francês ao calor excessivo. Essa precaução deve-se ao formato de seu focinho, curto, que o predispõe a problemas respiratórios. Também é recomendável que sejam evitados os exercícios e passeios nas horas mais quentes do dia.

Bulldog frances3

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes: anuariocaes.com.br/ dogtimes.com.br

artigos relacionados:

You may also like...

2 Responses

  1. web site says:

    Hi to every one, the contents existing at this web page are actually
    awesome for people experience, well, keep up the good work fellows.

  2. kizi 3z says:

    Simply desire to say your article is as amazing. The clearness on your submit is simply great and i
    could suppose you are an expert in this subject.
    Fine along with your permission let me to take hold of your
    feed to stay up to date with drawing close post.

    Thank you 1,000,000 and please keep up the gratifying work.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscreva a newsletter e receba um calendário 2015 Grátis!

Receba as nossas atualizações por e-mail!

  • Informações e Dicas sobre Cães
  • Promoções na Boutique on line