Braco Alemão Pêlo Duro

Origem: AlemanhaBracoalemao-pelo duro

Tamanho: Grande

Área de criação: Grande

Temperamento: Dócil

Atividade física: Intensa

 

O Braco Alemão de Pelo Duro ou Drahthaar é o cão de aponte germânico mais recente e em seu país de origem, muito popular.

Desenvolvido na Alemanha a partir do acasalamento dos Pointers (Inglês e Alemão), Poodle-Pointers,Airedales e Griffons, os criadores conseguiram desenvolver um cão muito versátil e quase inatingível em sua pelagem dura, que faz com que seja resistente às intempéries do clima.

Com o excelente desempenho da raça no campo, vários criadores de Poodle-Pointer esmeraram-se em desenvolver a nova raça e em 1910, criaram o clube do Deutsch Drahthaar. Com a criação do clube, o sucesso da raça na Alemanha se intensificou e apenas 2 anos depois já haviam 700 cães registados no livro de origens do clube.

Considerado um dos mais polivalentes cães de aponte, tem enorme facilidade em desenvolver seu trabalho em qualquer ambiente e principalmente enfrenta a água sem medo.

Bracoalemao-pelo duro1Dotado de grande instinto de caça e realizando um excelente trabalho na tarefa de recuperação da presa abatida, actua bem também na caça de animais de pelo, como o javali e a lebre. Foram estas qualidades que fizeram com que sua população superasse, muitas vezes, a de seu ancestral de pelo curto em seu país de origem.

Trata-se de um cão que precisa de um dono experiente e que saiba como conduzi-lo para que não seja vencido pela ´teimosia´ típica da raça, que, uma vez controlada, faz com que seja um excepcional companheiro.

A sua pelagem dura exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos. É aceito, segundo o padrão da raça em diversas cores e padrões, sendo o fígado a cor mais comum.

Normalmente dão se bem com crianças a quem conquistam com sua energia inesgotável e até mesmo com outros cães, mas seu instinto de caça aguçado não o recomenda para quem possua felinos ou pássaros.

Os filhotes são tão plenos de energia quanto seus exemplares adultos. Podem ser bastante arteiros quando filhotes e por isso mesmo é indispensável que tenham um líder claramente definido a quem possam respeitar.

Para aqueles que pretendem utilizar suas qualidades para caça, recomenda-se um treinamento específico, uma vez que é necessário que haja um “timing” perfeito com o caçador.

Segundo o novo padrão da raça e as determinações do país de origem, os filhotes não devem ter mais sua cauda amputada.

O Drahthaar é um cão rústico que tem poucos problemas de saúde.

– Obesidade

– Entrópio

Para cães que vivem em campos deve-se observar constantemente a presença dos carrapatos que podem transmitir diversas e graves doenças, chegando até mesmo a matar os animais por causa de hemorragias e mesmo anemias.

 

 

 

Fontes : anuariocaes.com.br / dogtimes.com.br

artigos relacionados:

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *