Bocejar com o dono

 

É de senso comum que bocejar perto de outra pessoa faz com que essa pessoa também boceje… Mas sabia que o seu bocejo também influencia o seu cão a bocejar?

 

Se já teve a sensação de que o seu cão bocejou por ter lhe visto bocejar, não estranhe, isto é comum, e é um sinal de empatia.

 

 

bocejar

 

 

Um dos estudos feitos sobre este tema inclui os pesquisadores de Birkbeck College, da Universidade de Londres, que sugeriram que este seria um sinal de empatia dos cães com os seus donos. As experiências realizadas deram origem a duas situações:

Numa primeira situação, uma pessoa estranha ao cão sentava-se em frente dele, e após um primeiro contato visual, bocejava.

Numa segunda situação, repetia-se o mesmo procedimento, mas desta vez a pessoa estranha ao cao apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. Segundo o cientista Atsushi Senju, esta foi uma providência para se certificar de que o cão não estava apenas respondendo ao movimento de abrir e fechar a boca.

Os resultados da pesquisa foram que, 21 dos 29 cães testados bocejaram logo após o estranho – em média 1,9 vez. Porém nenhum cão bocejou quando a pessoa em questão, apenas abria e fechava a boca.

“Cães têm uma capacidade especial de ler a comunicação humana. Respondem quando apontamos e quando sinalizamos”, referiu Senju.

Para os pesquisadores, estes resultados são a primeira evidência de que os cães têm a capacidade de estabelecer empatia com os humanos, e que esta pode ser uma das explicações para a longa relação de parceria entre estas duas espécies.

 

 

bocejar1

 

 

 

 

 

artigos relacionados:

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *